Abrir uma franquia pode ser uma ótima ideia para quem quer expandir os negócios e fazer um registro de marca para abrir franquia é imprescindível para o sucesso da sua empresa.
Por isso, mesmo com o trabalho e a responsabilidade de administrar uma franquia, não se esqueça de fazer o registro de marca.
Saiba por que é preciso fazer um registro de marca para abrir franquia:
Por que fazer um registro de marca?
O mínimo, para abrir uma franquia, é ter um pedido de registro de marca franqueada protocolada no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).
Somente o registro pode dar o direito de propriedade sobre a marca e proporcionar ao titular o direito de licenciá-la aos franqueados.
Ao ter um contrato de franquias, fica definido que o franqueador precisará proporcionar know-how, assistência técnica e coordenação das atividades de marketing ao franqueado, além de outros serviços de apoio.
O contrato permite ao franqueado a utilização da marca para propagandas, produtos e serviços, o que gera receita para o franqueador.
O contrato de franquias pode ser feito somente com um pedido, ainda que com pendências de registro no INPI, ou seja, não é preciso que o registro de marca tenha sido consolidado por completo.
O que acontece se o registro de marca para abrir franquia for indeferido?
Se o seu pedido de registro de marca for indeferido e arquivado, você correrá o risco de ter cessação do uso da marca, alteração da identidade visual em fachadas, propagandas, notas fiscais, entre outros.
Haverá assim pagamento de indenização a terceiros e também penalidades criminais.
Por isso é importante que sua marca seja registrada e não haja uso indevido dela. Proteja e valorize sua empresa.
Como fazer um registro de marca?
Você mesmo pode fazer, mas para não haver nenhum problema no decorrer do processo, por ser burocrático, demorado e complexo, é importante que consulte uma assessoria especializada.
Dessa forma, a empresa que fará a assessoria ficará atenta a tudo o que acontece no processo e você só precisará atender suas solicitações.
Providencie o quanto antes o registro de marca para abrir franquia e veja como ele influenciará no futuro e no potencial de desenvolvimento da sua empresa!