Muitos pensam que, para começar um novo negócio, basta ter uma boa ideia e recursos financeiros suficientes para arcar com as despesas iniciais e pronto.
Mas não é bem assim: existem outras questões envolvidas em todo o processo.
Mesmo que seja um projeto antigo, em que o aspirante a empreendedor vem amadurecendo a ideia, organizando todos os documentos necessários e estudando o mercado, ele deve estar atento às precauções jurídicas para proteger seu negócio.

São muitos riscos envolvidos ao começar um novo negócio, não há como negar. Por isso. pensar em cada detalhe faz toda a diferença em relação ao que pode vir acontecer não apenas no começo, mas em toda a trajetória de vida da empresa.

Afinal, é necessário estar preparado para os desafios que vêm pela frente!

Entenda os principais cuidados que você deve ter ao começar um novo negócio:

Constituição da empresa

A primeira preocupação de um empreendedor ao começar um novo negócio diz respeito à abertura e a formalização da empresa, sendo esse um dos principais cuidados jurídicos para quem quer embarcar no universo do empreendedorismo.

Durante a constituição do negócio é preciso:

– Escolher o melhor formato a ser adotado: se você terá sócios ou não, se a divisão do capital social será em partes iguais ou se alguém ficará com mais cotas da empresa;

– Decidir qual o tipo de empresa, as regras de administração do negócio e estabelecer formalmente o acordo entre cotistas (se houver);

– Elaborar um contrato social para descrever detalhadamente as informações descritas acima, evitando futuros transtornos para o negócio;

– Realizar o registro da empresa, o cadastro de Pessoa Jurídica, inscrições estaduais e municipais, bem como outros registros e alvarás obrigatórios a depender da natureza da atividade empresarial;
– Definir qual será o regime tributário para evitar ao máximo qualquer tipo de problema fiscal vinculado as suas atividades;

– Formalizar as relações que envolvem a empresa, firmando contratos com seus clientes e parceiros, com regras bem definidas e cláusulas que assegurem os direitos e deveres das partes envolvidas, sem que haja prejuízo para ambas.
Consultar um advogado e/ou um contador para auxiliá-lo em todo o processo de abertura da empresa é fundamental, pois esses profissionais poderão dar todas as orientações necessárias de acordo com os objetivos, características e estratégias de crescimento do seu negócio.

Registro da marca

Ao começar um novo negócio, formalizá-lo e efetuar a escolha do regime tributário, é o momento de pensar na segurança da sua marca.

Muitos empreendedores negligenciam essa etapa e a empresa acaba sofrendo consequências desagradáveis, principalmente em longo prazo.

Você não quer correr esse risco, não é mesmo?

Então saiba que o registro da sua marca é muito importante, pois se refere à proteção da expressão pela qual a sua empresa, produtos ou serviços serão vistos e reconhecidos no mercado pelos consumidores, fornecedores e concorrentes.

O registro de uma marca envolve muitas etapas e exige um conhecimento técnico para lidar com elas de forma apropriada.

Veja os maiores erros ao registrar uma marca clicando aqui.

Por isso é imprescindível contar com a assessoria de uma equipe especializada para realizar uma busca detalhada junto ao Órgão responsável, o INPI.

A empresa escolhida também ficará responsável em acompanhar todo o processo que envolve a aprovação do pedido de registro, bem como responder tecnicamente caso ocorra impugnações e/ou impedimentos para sua homologação.

Quer facilitar o processo de registro da sua marca e garantir a segurança jurídica ao começar um novo negócio?

Entre em contato conosco para receber uma consultoria especializada. Clique aqui.