Atualmente, nada nem ninguém está seguro. Se nas ruas ficamos preocupados em sermos assaltados, dentro da própria empresa podemos ter dados e informações roubados, por isso é importante proteger sua empresa da espionagem industrial.
Um processo que pode ter levado anos para deixar do jeito que queria e que lhe traz mais vantagens em cima dos concorrentes não pode parar nas mãos de outras empresas, assim como novos projetos ou ainda uma nova estratégia. Confira aqui como proteger sua empresa da espionagem industrial e se ver livre de criminosos.
Conheça as diferentes abordagens da espionagem industrial
Para que você saiba como se proteger de práticas de espionagem industrial, é preciso saber os tipos de abordagem para estar mais preparado:
– escuta telefônica, através de grampo telefônico;
– escuta ambiental, através de escuta na sala de trabalho;
– ataque a redes corporativas, o chamado “ataque cibernético”;
– suborno de funcionários;
– espionagem fotográfica;
– interceptação de correspondência;
– análise de resíduos administrativos, ou seja, lixo de escritório.
Quais as informações mais comuns que são alvo de espionagem?
– lista de clientes e fornecedores;
– documentos;
– manuais técnicos;
– especificações de produtos;
– novas invenções e projetos;
– estratégias comerciais e de marketing.
Como proteger sua empresa da espionagem industrial?
Treinamento de equipe
Capacite seus funcionários para que saibam o que é propriedade intelectual e assim valorizem os dados de sua empresa.
Procure no site OMPI – Organização Mundial da Propriedade Industrial – artigos sobre como proteger sua empresa da espionagem industrial para ajudá-lo a treinar sua equipe.
Se você puder investir nisso, contrate advogados especializados em propriedade intelectual para que haja um treinamento específico e direcionado para a sua empresa.
Capacite também a área da sua empresa relacionado a novos projetos. Ensine-os como os dados da empresa são importantes e não devem ser revelados.
Dica: nada deve ser passado através de celular, pois se houver sua perda, a empresa ficará comprometida.
Converse com todos os seus funcionários e explique como é importante haver sigilo e confidencialidade para o desenvolvimento e crescimento da empresa.
Proteja os computadores
Assim como os computadores são grandes aliados para evitar a espionagem industrial, são eles que precisam ser protegidos, pois são os principais alvos.
Utilize programas atualizados:
Manter os programas dos computadores sempre atualizados protege sua empresa da espionagem industrial com relação à segurança.
Tenha um antivírus sempre atualizado, pois frequentemente há atualizações e novos recursos de segurança são acrescentados.
Contrate profissionais capacitados:
Contratar profissionais qualificados e de empresas sérias pode ajudar a proteger seus computadores.
Faça uma boa pesquisa ou peça indicações com empresa parceiras.
Guarde todos os dados em local seguro:
Como nem tudo fica mais no papel, é importante criar meios para guardar tudo o que é importante em algum meio digital.
Use a computação em nuvem, onde é possível armazenar dados em computadores e servidores conectados e assim se conectar de qualquer lugar que quiser que tenha acesso à internet.
A vantagem da nuvem é que ela é blindada contra ataques cibernéticos.
Crie um sistema de inteligência
O sistema de inteligência fica atento a qualquer movimento duvidoso.
Ele detecta quem está tentando fazer espionagem industrial ou quem está tentando subornar algum funcionário ou ainda se algum ex-funcionário está tentando passar dados secretos da empresa.
Crie uma patente de invenção
Se você criou algo, não perca tempo e faça uma patente de invenção. Só assim você terá exclusividade e caso alguém copie sua ideia, poderá tomar medidas legais.
Não confunda registro de marca com patente, para garantir o quanto antes a exclusividade da sua empresa. Para saber mais, clique aqui. http://blog.dortaedorta.com.br/blog/duvidas/qual-a-diferenca-entre-patente-e-registro-de-marca.html
Entre em contato conosco e faça uma consultoria especializada para organizar e estruturar sua empresa com relação à segurança de dados e proteger sua empresa da espionagem industrial.